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Retalhos da vida de uns professores

Por aqui contamos episódios que se passaram dentro de uma sala de aula. Se és professor e quiseres, junta-te a nós!

Por aqui contamos episódios que se passaram dentro de uma sala de aula. Se és professor e quiseres, junta-te a nós!

Retalhos da vida de uns professores

26
Set21

Velhos são os trapos?

Talvez não...

Bruxa Mimi

Ano de escolaridade: 4.º ano.

 

Segunda aula, no fim. Estou a recolher as folhas do trabalho dos alunos. Uma das folhas voa da mesa, antes de o aluno ma entregar. Baixo-me e apanho a folha (com facilidade).

 

Aluno, com ar surpreendido: Como é que conseguiu apanhar a folha, se é tão velha?

Eu, dando-lhe com as folhas ao de leve na cabeça: Velha é a tua avó.*

Aluno: [sorri, achando piada à minha resposta]

 

*Sem ofensa às avós, "instituição familiar" que muito prezo.

17
Abr21

Aula agitada,

Professora adulada?

Bruxa Mimi

Ano de escolaridade: 4.º ano.

 

No fim da aula, uma aluna entrega-me uma pequena folha com letras desenhadas e pintadas por si, a dizer "i* LOVE MRS APELIDO**".

 

*Curiosamente, a mensagem estava toda em maiúsculas, exceto o início! Tenho constatado, ao longo dos anos, que muita gente insiste em colocar a pinta no "i" maiúsculo de imprensa - tanto miúdos, como graúdos (inclusive professores...)

**O meu apelido, evidentemente, e não a palavra apelido

10
Mar21

Sorry - can you repeat, please?

Bruxa Mimi

Ano de escolaridade: 3.º ano.

 

Quando não tenho outra aula prestes a começar, costumo, no fim de uma aula, em qualquer turma, disponibilizar-me para ajudar os alunos no que precisarem. Normalmente os que ficam têm questões técnicas, próprias deste E@D em que vivemos.

No episódio que vou contar, quando a aula acabou, ficaram cinco alunos, e fui dando a palavra a cada um deles. Quando já só estava um aluno, ele perguntou-me:

- Pode dar-me o seu número de telefone?

Eu: Para...?

Aluno: Para eu telefonar, se precisar...

Eu: Eu não sou médica, nunca terás urgência em falar comigo! Podes mandar-me um email, não é?

Ele: Pois é...

Eu: Podes mandar-me um email e, se for preciso, marcamos um zoom para tirar dúvidas.

Ele: Pois é, tem razão.

 

 

Quem é que ficou com a sensação que a pergunta foi encomendada

🙋‍♀️

09
Fev21

Ao fim de dois dias de Ensino@Distância...

... estou contente!

Bruxa Mimi

Ano de escolaridade: 3.º e 4.º.

 

"E estás contente porquê?" -perguntam vocês, e perguntam bem.

Estou contente porque alguns alunos que não tinham computador e não apareciam nas aulas online no ano passado e/ou no 1.º Período deste ano letivo (quando tive turmas em isolamento profilático) já receberam o computador [emprestado até ao fim do ciclo de ensino que frequentam] que o ME prometeu (e só cumpriu tardiamente e numa percentagem muito, muito, pequenina) e apareceram e participaram com boa vontade nas aulas.

 

24
Nov20

Uma experiência diferente

numa aula de revisões

Bruxa Mimi

Ano de escolaridade: 4.º.

 

Hoje, numa aula de revisões (terão teste na próxima aula), dei hipótese aos alunos de escolherem o que estudar, e como estudar. Dei-lhes algumas dicas, servindo-me do exemplo de uma criança de outra turma, que estava a estudar escrevendo os números até 100 (em inglês) conforme lhe parecia que se escreviam, sem fazer qualquer verificação. Escusado será dizer que, dessa forma, continuaria sem saber escrever as palavras que escrevia com erro.*

Nos últimos minutos da aula, pedi-lhes que dessem a opinião/fizessem uma avaliação da experiência. Nem todos os alunos que queriam falar tiveram oportunidade de o fazer, mas vários  disseram que tinha sido divertido poder escolher e que tinha dado mais gosto trabalhar assim. Um aluno chegou mesmo a dizer algo semelhante a isto: "Como os professores costumam falar muito 🙄, foi bom poder escolher, para variar. 😁" 

Apesar de estarem no 4.º ano, só este ano são meus alunos. Esqueci-me de referir que os sondei ao início da aula, perguntando-lhes se alguma vez tinham tido oportunidade de escolher o que iriam fazer, na escola [entenda-se: nas aulas]. A resposta foi uníssona: "Não, os professores é que decidem."

Como é que os alunos hão de crescer em autonomia** se nunca lhes é dada essa hipótese? Também sou culpada disto, não pensem que não... 

 

*Espero que não tenha sido esse o caso, pois quando reparei no que fazia chamei a atenção para o problema.

 

**Autonomia é muito mais do que "fazer a ficha"ou "responder às perguntas" sem pedir ajuda...

 

07
Out20

COVID-19 e quarentena

nas aulas de inglês

Bruxa Mimi

Ano de escolaridade: 4.º.

Num exercício para completar frases iniciadas por:

I love ...
I like ...
I don't like ...
I hate ...

... muitos alunos escreveram COVID-19 na última. Não me surpreendeu.

Um aluno perguntou-me como se dizia "quarentena" em inglês. Eu disse-lhe (quarantine). A seguir perguntou-me como se escrevia. Eu disse-lhe, com a salvaguarda que teria de verificar se a seguir ao R era mesmo um E, como lhe disse, ou se era um A. É com A (quarantine) - hoje já lhe vou dizer para corrigir. 🙂

04
Out20

Where is Winnie the Witch from?

(Winnie the Witch = Bruxa Mimi)

Bruxa Mimi

Ano de escolaridade: 3.º.

 

Aluno: A Mrs Apelido* nasceu na Inglaterra?

Eu: Não, sou portuguesa.

Aluno: É que [já não sei quem] disse-me que quase todos os professores de inglês são de países onde se fala inglês, e que depois vieram para Portugal.

Eu: Isso talvez aconteça nos Institutos de Línguas**, mas nas escolas "normais" a maior parte dos professores das línguas estrangeiras são portugueses que estudaram a língua e tiraram o curso para serem professores dessa língua.

Aluno: Ah, não sabia...

 

*Este aluno disse o apelido "à portuguesa", por acaso.

**Naqueles Institutos que conheci, a realidade era mesmo essa: só tinham professores nativos das várias línguas que eram lá ensinadas.

[A "Winnie the Witch" é a Bruxa Mimi na versão inglesa - que é a versão original - dos livros. Tinha escrito esta frase no sub-título, mas às vezes aparecia com aspeto estranho, por isso mudei-a para aqui, deixando apenas a igualdade lá em cima.]

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