Uma experiência diferente
numa aula de revisões
Ano de escolaridade: 4.º.
Hoje, numa aula de revisões (terão teste na próxima aula), dei hipótese aos alunos de escolherem o que estudar, e como estudar. Dei-lhes algumas dicas, servindo-me do exemplo de uma criança de outra turma, que estava a estudar escrevendo os números até 100 (em inglês) conforme lhe parecia que se escreviam, sem fazer qualquer verificação. Escusado será dizer que, dessa forma, continuaria sem saber escrever as palavras que escrevia com erro.*
Nos últimos minutos da aula, pedi-lhes que dessem a opinião/fizessem uma avaliação da experiência. Nem todos os alunos que queriam falar tiveram oportunidade de o fazer, mas vários disseram que tinha sido divertido poder escolher e que tinha dado mais gosto trabalhar assim. Um aluno chegou mesmo a dizer algo semelhante a isto: "Como os professores costumam falar muito 🙄, foi bom poder escolher, para variar. 😁"
Apesar de estarem no 4.º ano, só este ano são meus alunos. Esqueci-me de referir que os sondei ao início da aula, perguntando-lhes se alguma vez tinham tido oportunidade de escolher o que iriam fazer, na escola [entenda-se: nas aulas]. A resposta foi uníssona: "Não, os professores é que decidem."
Como é que os alunos hão de crescer em autonomia** se nunca lhes é dada essa hipótese? Também sou culpada disto, não pensem que não...
*Espero que não tenha sido esse o caso, pois quando reparei no que fazia chamei a atenção para o problema.
**Autonomia é muito mais do que "fazer a ficha"ou "responder às perguntas" sem pedir ajuda...