Afinal vale a pena...
Ano de escolaridade: 12.º.
Este é o meu primeiro post por aqui. E se calhar não começo bem, porque pode parecer que "me quero gabar"... Mas não resisto a partilhar o que me acabou de acontecer.
Vou verificar a caixa de entrada de um e-mail que tenho, apenas para os alunos entregarem trabalhos, e eis que encontro uma mensagem de um aluno de há vários anos.
Espanto! Ainda se lembrava de mim. Foi meu aluno durante o 3º ciclo e acabou agora o 12ºAno: queria agradecer-me por na época “lhe ter dado na cabeça” (bem não o disse assim, mas eu sei que era o que achavam – só lhes picava o miolo).
Agora, estes anos depois, escreve: “Stora eu confesso, fora de brincadeiras, tenho saudades suas e das suas aulas, para não falar das críticas que fazia, mas eram só para o meu bem”. Refere que o fiz crescer e que colocou em prática tudo o que lhe ensinei. Diz “Não consigo encontrar as palavras para descrever tudo o que fez”.
É bom saber que fomos importantes para os nossos alunos e que fizemos a diferença, mesmo que na altura não o queiram admitir.
Costumo dizer que “podem não aprender nada de Geografia, mas se conseguir que se tornem melhores pessoas, já ganhei o ano!” E é verdade, pois se se tornarem “melhores pessoas” com certeza terão aprendido muito e coisas bem importantes, válidas e úteis para a sua vida de alunos e também para o seu futuro! Coisas que lhes vão abrir portas e desbravar caminhos em direção à concretização dos seus objetivos.
Hoje o R provou-me que final sempre consigo ajudar jovens a tornarem-se melhores pessoas e a reunirem as ferramentas para alcançarem os seus objetivos!
E pelo caminho acho que sempre vão aprendendo algumas coisitas de Geografia.
São estes momentos que fazem valer a pena a vida de uma professora!! Mesmo que surjam anos depois...